top of page
A JENEPS

O que é?

A Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social (JENEPS) é uma das ações desenvolvidas pelo projeto Fora da Sala de Aula, coordenado pelo Dr. Arthur Vianna Ferreira, professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no campus São Gonçalo/RJ.

I JENEPS

A primeira Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social (JENEPS) aconteceu no ano de 2016. Reuniu no espaço da universidade diversos educadores sociais e pesquisadores que pensam a temática da Pedagogia Social, que ainda se encontra em construção no Brasil. Juntos, dialogarmos sobre diversas questões, entre elas, o “lugar” da Pedagogia Social – dentro ou fora da sala de aula? Os frutos dessas reflexões foram reunidos na produção de um livro coletivo organizado pelo Prof. Arthur Vianna, tendo seu lançamento na II JENEPS, em 2017.

II JENEPS

A JENEPS também conta com um periódico anual! Acesse o link para conhecer o Caderno Jeneps.

Em 2017, com a grave crise política e econômica vivida pelo país, o campo da Educação foi palco para graves retrocessos. A UERJ foi uma das instituições que sofreu com a alegação de falência do Estado do Rio de Janeiro, e com ela veio a necessidade de se criar resistência, palavra que marcou especialmente os longos períodos de greve.

 

Nesse sentido, muita luta por parte de todo corpo docente e discente foi necessária, e essa vivência se deu também no âmbito dos diferentes sujeitos que estudam e pesquisam a temática da Pedagogia Social, discorrendo sobre experiências e construções teóricas acerca dela como um lugar da (re) existência.

 

A partir desta II Jornada, alguns trabalhos – dentre os apresentados – foram selecionados e, novamente, um novo livro confeccionado como um instrumento de socialização das pesquisas concluídas e/ou em andamento bem como do relato de experiência de diferentes práticas educativas, que versam sobre Pedagogia Social em espaços escolares e não escolares e, também, como um fortalecimento deste campo teórico no solo brasileiro. A obra está sendo elaborada para ser publicada em meados deste ano. No segundo semestre de 2018, foi anunciado o lançamento na III JENEPS.

III JENEPS

Aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro do ano de 2018, com o seguinte tema: “CONVIVER TAMBÉM É EDUCAR”. Esta proposta se consolidou a partir dos estudos de Xesús Jares no GEPE Fora da Sala de Aula. Jares era um escritor catalão que, em 2008, cunhou a obra “Pedagogia da Convivência”. As discussões apresentadas por ele potencializaram desdobramentos profícuos em diversos textos dos pesquisadores do grupo, além de um aprofundamento das leituras do autor ao acrescentar outras produções, tais quais: Educar para a verdade e para a esperança, de 2005; Educar para a paz em tempos difíceis, de 2007; e, ainda, Educação para a Paz: sua teoria e sua prática, de 2002.

 

A JENEPS de 2018 contou com duas novidades. A primeira é que junto com a III JENEPS realizou-se o I EDUSORIO. A Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social – EDUSOBRASIL surge, oficialmente, no dia 30 de junho de 2017, na cidade de Vitória/ES. De âmbito nacional, a EDUSOBRASIL atua em perspectiva de colaboração entre associações profissionais e sociedades acadêmicas de vários países e promove encontros em diferentes estados.

 

A segunda novidade é o I Seminário Anual do núcleo de articulação de projetos de extensão universitária (TEAR). Formado por um coletivo de professores do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, tem como objetivo a divulgação dos seus trabalhos à comunidade acadêmica e científica de São Gonçalo. Os projetos de extensão articulados por esse Núcleo de Pesquisas sobre Formação de Professores ajudaram nas reflexões das mesas e outras atividades propostas ao longo do encontro.

IV JENEPS

A IV JENEPS aconteceu no mês de novembro de 2019 e teve como tema: "Conviver também é educar". Nesse encontro, mais de 300 pessoas puderam participar, ao longo de dois dias, como ouvintes e também apresentando suas pesquisas na temática da Educação Não Escolar. A novidade desse encontro foi o primeiro livro lançado pelos bolsistas do projeto, intitulado “Fora da Sala de Aula: Formação docente e pesquisas sobre pobreza e educação”. Nosso grupo de pesquisa apoia o protagonismo dos estudantes de graduação da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) que se envolvem com a temática da educação não escolar e com o fenômeno da pobreza no leste fluminense. Você pode adquirir o livro no site da editora autografia.

V (WEB) JENEPS

No ano de 2020 fomos acometidos com a pandemia de COVID-19. Contudo, o Grupo Fora da Sala de Aula se reinventou e continuou suas atividades de forma remota. Assim, realizamos a V (WEB) JENEPS nos dias 11 e 12 de novembro, de maneira totalmente online e gratuita. Nesse evento, utilizamos as ferramentas de comunicação virtual gratuitas para 06 palestras e 07 salas de apresentação de trabalhos. A grande vantagem é que os meios virtuais aproximaram as realidades coletivas, o que nos fez atingir um público nacional e internacional! A novidade desse encontro é que todas as atividades, com exceção da apresentação de trabalhos, estão disponíveis para serem assistidas em nosso canal do Youtube. Assim, convidamos a todos e todas para se inscrever, ativar o sininho e ficar por dentro de nossas atividades mensais! Clique aqui para conferir nossos conteúdos!

VI (WEB) JENEPS

No ano de 2021, ainda dento de um período de isolamento social por causa da COVID-19, o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), no realizou a sua jornada de forma totalmente virtual homenageou o centenário de um autor que é considerado um dos principais baluartes do campo do saber da Pedagogia Social no Brasil: Paulo Freire. 
Assim, ao dedicar a VI (Web) JENEPS à temática do livro “Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos”, desse mesmo autor, discutiu-se como os profissionais da educação se encontram no contexto social e político brasileiro e de que forma as práticas educativas, sejam, elas em instituições socioeducativas ou, mesmo, em ambientes escolares, podem se tornar espaços de indignação sobre a realidade (intra)pandêmica. 
No evento aconteceram
3 telas de palestras nacionais, 4 telas de cultura e 3 GTs sobre a temática da Indignação e Emancipação no campo da Pedagogia Social. A novidade foi a realização de 2 Palestras Internacionais, nas quais pudemos reunir autores de Portugal, Moçambique e de Guiné Bissau (todos países lusófonos) para partilharmos as experiências educativas e que nos aproximam de processos emancipatórios na educação, social ou não, brasileira. Todas essas atividades continuam presentes como materiais didáticos em nossos repositórios no Youtube ou nos livros produzidos com os resultados dessa jornada.

bottom of page