top of page

A JENEPS

História

48389811_1418683751603676_18555705993849

A Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social (JENEPS) é uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão (GEPE) Fora da Sala de Aula, coordenado pelo Dr. Arthur Vianna Ferreira, Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus São Gonçalo/RJ. Este grupo é gerenciado por um coletivo de professores universitários, de ensino básico, educadores sociais e bolsistas que compõe tanto o grupo gestor quanto outras atividades formativas propostas para aqueles que exercem a docência ampliada nos ambientes educacionais não escolares (não-formais) e práticas socioeducativas em escolas e universidades.

(Clique aqui para acessar o site do Lappes)

No ano de 2016, realizamos a I JENEPS, trazendo para a universidade diversos educadores sociais e pesquisadores sobre a temática, em construção no Brasil, da Pedagogia Social para, juntos, dialogarmos sobre o “lugar” da Pedagogia Social – dentro ou fora da Sala de Aula? Feito este que culminou na produção de um livro coletivo, organizado pelo Prof. Arthur Vianna e lançado em 2017, na II JENEPS.

Em 2017, atrelado a grandiosos retrocessos no campo da Educação, ampliação da crise política, econômica e social e, ainda, à necessidade de se criar uma resistência, inclusive, no período em que a UERJ atravessou longas greves e muita luta por parte de todo corpo docente e discente, foi o momento de, novamente, juntar os diferentes sujeitos que estudam e pesquisam a temática da Pedagogia Social para, então, discorrermos experiências e construções teóricas acerca da Pedagogia Social como uma lugar da (re) existência.

A partir desta Jornada, alguns trabalhos – dentre os apresentados – foram selecionados e, novamente, um novo livro confeccionado como um instrumento de socialização das pesquisas concluídas e/ou em andamento bem como do relato de experiência de diferentes práticas educativas, que versam sobre Pedagogia Social em espaços escolares e não escolares e, também, como um fortalecimento deste campo teórico no solo brasileiro.

Em 2018, realizamos o lançamento do segundo livro coletivo na nossa III JENEPS, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro, com o seguinte tema: “CONVIVER TAMBÉM É EDUCAR”. Esta proposta se consolidou a partir dos estudos de Xesús Jares no GEPE Fora da Sala de Aula. Jares era um escritor catalão que, em 2008, cunhou a obra “Pedagogia da Convivência”. As discussões apresentadas por este autor potencializaram desdobramentos profícuos em diversos textos dos pesquisadores do grupo, além de um aprofundamento das leituras deste autor ao acrescentar outras produções, tais quais: Educar para a verdade e para a esperança, de 2005; Educar para a paz em tempos difíceis, de 2007; e, ainda, Educação para a Paz: sua teoria e sua prática, de 2002.

 

No ano de 2018, tivemos duas novidades. A primeira é que junto com a III JENEPS realizamos o I EDUSORIO. Importante salientar que a Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social – EDUSOBRASIL surge, oficialmente, no dia 30 de junho de 2017, na cidade de Vitória/ES. De âmbito nacional, a EDUSOBRASIL atua em perspectiva de colaboração entre associações profissionais e sociedades acadêmicas de vários países e promove encontros em diferentes estados do nosso país (EDUSOBRASIL: http://www.edusobrasil.com.br/sobre-a-eduso.html ). Neste contexto, junto com a nossa JENEPS, tivemos a honra de aglutinar no evento o I EDUSORIO com a presença de palestrantes renomados que, há tempos, pesquisam Pedagogia Social. E a segunda novidade é o I Seminário Anual do núcleo de articulação de projetos de extensão universitária – TEAR –formado por um coletivo de professores do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, que tem como objetivo a divulgação dos seus trabalhos à comunidade acadêmica e científica de São Gonçalo. Os projetos de extensão articulados por esse Núcleo de Pesquisas sobre Formação de Professores ajudarão nas reflexões das mesas e outras atividades propostas ao longo desse encontro. Confira na programação oficial do evento.

No ano de 2019, o tema em que estivemos reunidos foi "Pedagogia Social: Cuidado, Amparo & Orientação", refletindo sobre as contribuições de Isabel Baptista, doutora em Filosofia pelo Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto e Professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, para a Pedagogia Social, a partir da Pedagogia da Hospitalidade. Nesse mesmo evento foram realizados o II EDUSORio e o II Seminário TEAR de oficinas de ensino-aprendizagem em práticas não escolares. Os resultados desse evento podem ser acessados na revista anual “Caderno JENEPS” que já se encontra no seu terceiro volume. Clique aqui para acessar!

 

Em 2020, a motivação para estarmos reunidos nessa Jornada é o fato de vivermos um novo período de relações sociais e educacionais atravessado pela pandemia de COVID-19 que desestruturou as bases postas pelo século XXI em todos os aspectos da vida humana. De fato, entender como a Educação Social e as práticas educativas não escolares – e escolares – se organizam nessa nova forma de existir será a nossa maior motivação.

Além disso, pela primeira vez vamos experimentar os processos digitais para a realização de nossas práticas reflexivas. Dessa forma, a nossa Jornada ganha uma versão WEB se reinventando de forma a atender cada vez mais as necessidades locais, temporais, sociais e educacionais.

Sejamos todos bem vind@s a essa nova forma de viver os reflexos dessa pandemia na educação social, e os possíveis pandemônios que surgem dessas novas relações educacionais.

Façamos do espaço-web o nosso novo campo educacional!

bottom of page